domingo, 21 de julho de 2013


Um pouco de história sobre os óleos essenciais.
A história dos óleos essenciais está profundamente relacionado com a utilização de plantas nos alimentos pelo homem no início e em seguida, na cosmética e na medicina.  Os Maias, os Astecas e os Incas foram os primeiros as estudar as propriedades das plantas.
Mas infelizmente, com a chegada dos conquistadores a América do sul, os escritos feitos por estes povos foram destruídos, pois eram classificados com textos hereges.
“Os chineses utilizavam óleos essenciais para o tratamento de infeções respiratórias e intestinais. Mais perto de casa, na Idade Média, os curandeiros foram protegidos durante o período de  pragas,  seus corpos foram cobertos com cânfora e nos tempos medievais, vimos o advento de cosméticos feitos de rosa. Hoje vemos um ressurgimento no uso de óleos essenciais e podemos explica-lo pelo facto de estarmos a ser chamados às nossas raízes e, com isso, reconhecer as virtudes de plantas naturais. 
...na verdade, a química sintética, que também é útil em muitas áreas, ainda não é capaz de reconstruir a variedade de compostos naturais encontrados nas plantas. Por outro lado, um conhecimento geral sobre o interesse em proteger e explorar os elementos naturais empurra as indústrias para uma melhor utilização e gestão de recursos. 
Os óleos essenciais e suas aplicações na medicina, farmacêutica, cosmética, alimentar ou simplesmente para o bem-estar ainda são pouco conhecidas pois, muitas variedades de plantas continuam a ser descobertos em áreas remotas. 
O estudo é longo, tedioso um por lado, mas pode evitar o desperdício do potencial enorme que nos deu a nossa Terra e salvar espécies em vias de extinção..." (2009, Congresso nacional de historia da medicina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário